Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Disciplinas
Início do conteúdo da página

Disciplinas

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 23h46 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2017, 00h22 | Acessos: 2046

Organograma das Disciplinas Ofertadasorganograma das disciplinas1

Disciplinas e Ementas

1. Recursos Naturais Físicos

Ementa: 1. A Terra no conjunto do Sistema Solar e sua Estrutura Interna da Terra; 2 Minerais e Rochas; 3. O ciclo das rochas; 4. Estrutura Externa da Terra; 5. Conceitos básicos sobre depósito e exploração mineral; 6. Cratón Amazônico e Província Mineral de Carajás: Geologia e principais depósitos minerais.

2. Recursos Naturais Bióticos 

Ementa: 1.Origem e evolução da diversidade biológica. 2. Biogeografia histórica. 3. Ecologia de comunidades e ecossistemas. 4. Vegetação e fauna da Amazônia Oriental. 5. Medidas para mensurar a diversidade biológica dos recursos naturais. 6. Gestão ambiental dos recursos naturais bióticos. 7.  Impacto das mudanças climáticas globais nos recursos naturais. 8. Biologia da conservação. 9. Impactos socioambientais sobre a Amazônia Oriental. 10. Estratégias sustentáveis de utilização dos recursos naturais.

3. Cartografia e GPS

Ementa: 1. Ciência Cartográfica e a História da Cartografia. 2. Conceito de Cartografia. 3. Campos de atuação da Cartografia e Comunicação Cartográfica. 4. Classificação de Plantas, Cartas e Mapas. 5. Escalas, Escalas e Séries Cartográficas. 6. Outras Formas de Representação (Mosaico Aerofotogramétrico, Ortofotografia, Ortofotocarta, Ortofotomapa, Carta Imagem). 7. Sistemas Geodésicos de Referência. 8. Sistema de Projeção Cartográfica. 9. Generalização Cartográfica. 10. Semiologia Gráfica e Cartografia Digital.

4. Sensoriamento Remoto

Ementa: 1. Histórico e Definições. 2. Princípios Físicos do SR: Espectro Eletromagnético. 3. Classificação dos Sensores 4. Resolução Espacial, Espectral, Radiométrica e Temporal. 5. Comportamento Espectral de alvos. 6. Aplicações.

5. Sistema de Informação Geográfica

Ementa: 1.Introdução a Ciência e Sistema de informação geográfica; 2. Representação espacial como elemento essencial do SIG, 3. Ciência da informação geográfica (principais avanços); 4. Tipos da representação espacial em SIG; 5. Sistemas de Referencias (Sistemas de projeções cartográficas e Sistemas de Coordenas); 6. Funções básicas de modelagem de mapas em SIG; 7. Metodologia de Cartas temáticas; 8. Aplicações no planejamento e no ordenamento territorial.

6. Planejamento Urbano na Amazônia

Ementa: 1. Planejamento de cidades, desenvolvimento e gestão urbana: elementos teórico-conceituais. 2. Estatuto da Cidade, Plano Diretor, instrumentos de gestão e de controle do uso do solo. 3. Planos Diretores de Cidades Amazônicas. 4. Planejamento Urbano e meio ambiente. 5. Aplicações de geotecnologias no planejamento urbano.

7. Geoecologia Associada ao Planejamento Ambiental

Ementa: 1. A Geoecologia das Paisagens aplicada ao planejamento dos recursos naturais físicos e bióticos (Teoria e método). 2.Escalas de análise geoecológica: regional e tipológica. 3.Critérios de observação e técnicas de representação das paisagens: modelos e perfis geoecológicos.  4. A geoecologia na elaboração de Mapas temáticos. 5.A geoecologia como proposta de planejamento ambiental na Amazônia Oriental (análise, diagnóstico e zoneamento geoecológico).

8. Educação Ambiental

Ementa: 1. Vertentes contemporâneas em Educação Ambiental. 2. Legislação brasileira e políticas públicas de Educação Ambiental. 3.Educação Ambiental para o controle do lixo urbano. 4. Educação ambiental no ambiente rural e em unidades de conservação. 5.Técnicas para a elaboração, execução e avaliação de Projetos de desenvolvimento local e práticas de educação ambiental. 6. As experiências de construção de valores ético-ambientais nos processos de formação de agentes multiplicadores em comunidades locais.

9. Metodologia do Trabalho Acadêmico

Ementa: 1.Natureza do conhecimento e do método científico. 2. Tipos de conhecimento. 3.Pesquisa. Método e técnica. 4. Procedimentos técnicos e metodológicos de preparação, execução e apresentação da pesquisa científica. 5.Pesquisa bibliográfica: conceito, procedimentos, planejamento e prática da pesquisa. Estilo de redação. Referências bibliográficas. Apresentação gráfica.

10. Seminários de Projeto de Pesquisa

Ementa: 1. A abordagem de requisitos técnicos, lógicos e formais como instrumental para compreensão da relação entre o problema de pesquisa e o processo científico resultando na construção do projeto de pesquisa e na apresentação dos resultados preliminares da pesquisa.

11. Trabalho de Finalização de Curso - TCC

Ementa: 1.Trabalho de pesquisa orientado. 2. redação do trabalho de conclusão de curso; 3.  Defesa pública.

Fim do conteúdo da página