Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Últimas noticias > Aula Inaugural abre turma de Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia Oriental - GEONAT
Últimas notícias

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 22h36
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 06h41
  • Acessos: 1186

A Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou na última sexta-feira (15/09), no Miniauditório da Geologia, no Campus II, a solenidade de abertura do Curso de Especialização e Recursos Naturais na Amazônia Oriental (GEONAT).A Aula Inaugural foi ministrada pelo Professor Dr. Maurílio de Abreu Monteiro (Unifesspa), que abordou o tema “Mineração e os desafios para a Amazônia”.

geo3O Curso de Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais na Amazônia é resultado de esforços conjunto de um grupo de professores do Curso de Geografia, para tanto, um quadro de profissionais experientes, multidisciplinar e preparados foi formado para pensar o rumo e o desenvolvimento do espaço regional na Amazônia Oriental, composto então por professores da geografia, geologia, agronomia e biologia.A coordenadora do GEONAT, professora Rita Vidal, agradeceu a todos que contribuíram para a realização do curso, especialmente a professora Fernanda Carla (PROPIT), que apoiou todas as etapas do projeto.

A coordenadora do Geonat apontou ainda para a importância do curso na região, enfatizando que o mesmo foi pensado para formar profissionais para uso e análise de dados geográficos, produzidos e manipulados por diferentes geotecnologias a partir de uma visão interdisciplinar enfatizado na gestão dos recursos naturais da Amazônia oriental e no desenvolvimento regional, afirmando que “uma semente está plantada para a pós-graduação Stricto Senso”.

Profa. Rita Vidal (Coordenadora do Geonat), informou ainda que o curso é totalmente gratuito e que nas inscrições foram solicitadas ao candidato/a a entregar 5kg de alimentos não perecível. Os alimentos recolhidos (aproximadamente 280 kg) serão doados ao Lar São Vicente (Marabá), no dia 23/09 em conjunto com os alunos do GEONAT.

O reitor Maurílio Abreu, inicia seu discurso falando da importância das geotecnologias para balizar os estudos científicos na Amazônia Oriental, onde o GEONAT poderá contribuir significativamente para o levantamento de dados e o crescimento de estudos dos recursos naturais na região.

geo2

A solenidade contou com a presença do Vice Coordenador da Faculdade de Geografia Professor Marcus Vinícius de Sousa Mariano, Vice Diretor do Instituto de Ciências Humanas, Professor Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, Diretor do Instituto de Estudos em Saúde e Biologia, Professor Sidnei Cerqueira dos Santos, Diretor do Instituto de Geociências e Engenharias, professor Jose de Arimatéia Costa de Almeida, Diretora da Pós-graduação Professora Maria Liduína das Chagas, Representantes do Lar São Vicente, Gabriela Pereira da Silva, Professores do Geonat e estudantes.

registrado em: